Salvando a “Soberania”





Por: Leighton Flowers



Por algum tempo, os tradicionalistas¹ tentaram salvar a palavra "soberania" do mau uso consistente deste termo (do qual eu já fui culpado no passado). Fiquei feliz em saber que não estamos sozinhos em nossos esforços.


Recentemente, aconteceu com um artigo publicado por Paul D. Miller, um aluno no Reformed Theological Seminary. Foi publicado pela The Gospel Coalition, uma organização calvinista, na qual (para meu deleite) ele define corretamente a palavra "soberania".


Estou de acordo com a maioria do que ele escreveu, com exceção das frases que ressaltei e destaquei. Vou abordar isso abaixo. Leia este artigo cuidadosamente para entender corretamente a distinção bíblica entre soberania e providência:


O termo "soberano" é a melhor descrição para Deus?

Por Paul D. Miller da The Gospel Coalition

O que significa dizer que Deus é soberano? O refrão tornou-se tão comum, quase clichê, na escrita e na pregação reformada que às vezes escorrega do leitor ou do ouvinte sem ter significado na mente. Pior ainda, geralmente ouvimos a frase para significar algo que não faz. Quando os cristãos afirmam que "Deus é soberano", eles normalmente querem dizer "Deus está no controle". Paul Tripp, por exemplo, escreveu em seu excelente livro Lost in the Middle [Perdido no Meio] que "Deus é verdadeiramente soberano. . . não há situação, relação ou circunstância que não seja controlada pelo nosso Pai celestial". O problema é que a palavra soberania não significa controle. O governo dos Estados Unidos é soberano no território americano, mas isso não significa que o governo controle tudo dentro das fronteiras americanas ou cause tudo o que acontece. Se você olhar para a soberania no dicionário, você não encontrará controle na definição, nem mesmo como sinônimo em um dicionário de sinônimos. A soberania significa "autoridade legítima". Um dicionário dá "classe suprema" como uma definição, e uma enciclopédia lista jurisdição e domínio como sinônimos. A doutrina da soberania de Deus nos diz que Deus é o governante legítimo do universo. Ele tem a reivindicação legítima ao senhorio. Seu governo é justo. De fato, a justiça é definida como sua norma. A soberania de Deus não nos diz se Deus realmente governa, apenas que ele deveria, e que devemos reconhecer seu domínio e obedecê-lo. Traduções da Bíblia muitas vezes não empregam a palavra “soberano” para descrever Deus. O lugar mais frequente é na tradução da NVI de Ezequiel, que usa a frase "Soberano Senhor" mais de 200 vezes. Mas no hebraico, essa frase é traduzida com maior precisão "SENHOR Javé" ou "Rei Javé". A maioria das Bíblias segue estranhamente a tradição de traduzir o nome pessoal de Deus como "SENHOR" todas as letras em maiúsculos, o que significa que eles precisam encontrar outra palavra para traduzir o que normalmente seria "Senhor", para que não o traduzam "Senhor SENHOR". Assim, recebemos "o Soberano Senhor", uma paráfrase precisa, mas não uma tradução exata. (Notavelmente, a English Standard Version - ESV traduz a frase "o Senhor DEUS"). A Bíblia descreve Deus como Rei e Senhor. Embora seja preciso descrever Deus como soberano, eu me pergunto se usar essa palavra em vez de o Rei tende a despersonalizar seu governo. Um soberano pode ser uma instituição, como o governo. Um rei é uma pessoa. Nós nos relacionamos com nossos governos soberanos seculares contemporâneos como um cidadão sujeito a uma série de burocracias impessoais. Mas, nos tempos pré-modernos, assuntos relacionados ao Senhor e ao Rei de maneira profundamente pessoal: com amor, medo, reverência e admiração. Eu especulo que os teólogos começaram a descrever Deus como soberano em vez de Rei ou Senhor após a Revolução Gloriosa e a Revolução Americana, quando a monarquia começou a perder prestigio e as noções de soberania popular começaram a enraizar-se. Contar com bons republicanos e empreiteiros sociais para adorar um Rei divino pode ter sido impopular na Grã-Bretanha e na América do século XVII e XIX. Não tenho nenhuma pesquisa para respaldar essa afirmação, exceto pela observação de que as Bíblias King James e Genebra não usam a palavra, e a Bíblia Wycliffe apenas com moderação, enquanto as versões do século XXI, como a NVI, Good News e As Novas Traduções de Vida usam-no centenas de vezes. Mais uma vez, é verdade que Deus é soberano. Também é verdade que ele controla tudo o que acontece e ele causa tudo o que acontece. Mas essa é a doutrina da providência de Deus, não a sua soberania. A doutrina da soberania divina nos diz que ele deve governar. A doutrina da providência divina nos diz que ele, de fato, governa. O Senhor governa e guia toda a criação para o seu povo e para a sua glória. "Todas as coisas funcionam para o bem daqueles que amam Deus", escreve Paulo (Romanos 8:28). A providência de Deus, então, é uma função de sua onipotência: ele é capaz de governar todas as coisas porque ele é todo poderoso. Podemos estar fazendo pequenas distinções, mas a Bíblia faz essas pequenas distinções. A Escritura nos dá palavras específicas para descrever o caráter de Deus, e devemos ter o cuidado de usar essas palavras corretamente. Podemos estar perdendo uma pequena nuance quando optamos pela palavra impessoal soberania sobre as palavras mais literais e pessoais Senhor ou Rei. E em ambos os casos, não devemos confundir a soberania de Deus (ou senhoria) com sua providência. As duas características se complementam, assim como todos os atributos de Deus. A providência de Deus é apenas porque ele é o rei legítimo, e o reinado de Deus é promulgado através da sua providência. ²


ATRIBUTOS TEMPORAIS


É por isso que argumentei que o atributo da soberania de Deus, quando bem definido, não é um atributo eterno. A soberania entendida como o direito de Deus de governar a Sua criação (ou mesmo a Sua "providência", a maneira como ele escolhe governar a Sua criação) são atributos contingentes porque envolve o relacionamento de Deus com os outros.


Deve ser feita uma distinção entre o poder ilimitado de Deus e como Ele escolhe usar esse poder.


Mesmo se você acreditar, como o autor do artigo acima faz claramente, que Deus controla meticulosamente os outros, tem que haver outros para controlar. Ele não pode mostrar Seu poder sobre as criaturas, a menos que as criaturas existam. Portanto, antes da criação, o conceito de soberania (ou mesmo de providência) não era um atributo que poderia ser usado para descrever Deus. Um atributo eterno é algo que Deus possui, que não depende de outra coisa existente.


ONIPOTÊNCIA


O atributo eterno de Deus é a Sua onipotência, que se refere ao Seu poder eternamente ilimitado. A soberania e a providência são características temporais, não eternas, assim podemos dizer que Deus é todo poderoso, não porque Ele é soberano, mas Ele é soberano porque Ele é todo poderoso, ou pelo menos Ele é tão soberano (ou melhor entendido no sentido “providencial”), Assim como ele opta por estar em relação com este mundo temporal. Como alguém afirmou: "A soberania é a expressão do poder de Deus, não a fonte disso".


Podemos afirmar que "Deus está no céu; ele faz o que lhe agrada "(Salmo 115: 3), e ainda se apegar à verdade igualmente válida de que" os céus mais elevados pertencem ao Senhor, mas a terra, ele deu aos homens" (Salmo 115: 16). Isso significa que agrada a Deus dar ao homem um certo nível de "autonomia" ou "separação". É por isso que o Senhor ordenou aos seus seguidores que orassem pela vontade de Deus de ser feito aqui na terra como é no céu (Mateus 6:10 ), uma oração que faz pouco sentido se de fato Deus já controla meticulosamente tudo o que acontece na Terra.


Se o Todo poderoso optar por abster-se de controlar meticulosamente todos os aspectos daquilo que Ele cria, que de nenhuma maneira nega Seu eterno atributo de onipotência, mas sim o afirma. Afinal, Deus não pode fazer o que quiser, mesmo que esse desejo seja permitir a verdadeira liberdade e autonomia de suas criaturas?
É o calvinista que nega o eterno atributo da onipotência, presumindo que o poderoso não pode abster-se de um minucioso e determinista domínio sobre Sua criação. Em suma, muitos calvinistas negam o eterno atributo de Deus em seu esforço para proteger o temporal.


Além disso, pode-se argumentar que os atributos eternos do amor de Deus e Sua santidade também são comprometidos pelos esforços bem intencionados de nossos irmãos calvinistas para proteger seu conceito de soberania (significando "controle") sobre o mundo temporal.





1-  O Dr. Leighton Flowers atuou como Diretor de Evangelismo Juvenil para os Batistas do Texas desde 2003. Nesta posição, ele supervisiona o campo de treinamento de liderança juvenil estadual chamado Super Summer e as Conferências de Evangelização Juvenil impactando milhares de adolescentes com mensagens evangelísticas, mobilização de missões e treinamento de discipulado. Leighton também auxilia na supervisão de ministérios como Assembleias da Escola de Encontro Real, Super Summer Global, Hot Hearts e See You At The Pole, impactando pessoas não só no Texas, mas em todo o mundo. Em 2016, depois de completar seu Doutorado, Leighton foi nomeado Diretor de Apologética para os Batistas do Texas. Seus estudos de doutorado se concentraram nas várias perspectivas soteriológicas dentro do contexto do Batista do Sul e no desenvolvimento de recursos para esclarecer a tradicional interpretação soteriológica não calvinista das escrituras (por isso o nome “Tradicionalistas”). Ele agora tem um site popular e podcast dedicado a responder as questões difíceis que envolvem este assunto complexo e muitas vezes controverso (www.sotériiologia101.com).

3- Texto em Inglês: https://soteriology101.wordpress.com/2017/09/24/saving-sovereignty/

0 comentários:

Postar um comentário