A Expiação e a Cura Física



Por: Jack Cottrell



PERGUNTA: Tenho amigos que acreditam que a cura de doenças físicas é um dos resultados da expiação. Eles acreditam que Jesus morreu para nos trazer a cura de nossos corpos. Assim, se somos cristãos, devemos receber cura física e não deveríamos estar doentes. O que a Bíblia diz?

RESPOSTA: Esta visão é encontrada em uma variação dos modernos movimentos pentecostais e carismáticos. Às vezes é chamado de Movimento de Fé (ou Fé da Palavra), ou Movimento de Saúde e Riqueza (ou Evangelho da Prosperidade). Em todo o mundo, é uma das maiores e mais crescentes formas de cristandade. Concentra a fé e a esperança das pessoas em supostas promessas de bênçãos materiais, ao invés de espirituais: prosperidade física e cura física, ao invés de riqueza espiritual e totalidade espiritual.
Para detalhes eu recomendo que todos leiam as críticas de John MacArthur a esta falsa doutrina: Caos Carismático (1992) e Fogo Estranho (2013).


Nos tempos do Antigo Testamento, o relacionamento de Deus com o povo de sua aliança, Israel, envolveu muitas promessas de bênçãos físicas aos fiéis: proteção contra inimigos físicos, bênçãos materiais centradas na "terra prometida" e até saúde física. Mas um princípio geral muito importante na Bíblia é este: sob a Nova Aliança, o relacionamento de Deus com Seu povo e Suas bênçãos prometidas sobre Seu povo têm sido consistentemente elevados para o nível superior do reino espiritual. Estes não estavam ausentes nos tempos da Velha Aliança, mas eles são de longe o foco de atenção na era Messiânica.


Eu tenho lidado com esta questão em meu livro O que a Bíblia diz sobre Deus, o Governante (1984), no capítulo 4, "Providência especial e os propósitos de Deus" (ver pp. 148-150 sobre a questão da cura). Parte disso é transferida para a versão condensada de meus três livros sobre Deus, o volume intitulado Deus mais alto: O que a Bíblia diz sobre Deus (2012), pp. 186-188. Aqui estão alguns pensamentos dessas fontes:


No que diz respeito a como Deus lida com a doença e saúde nesta vida, alguns acreditam sinceramente que na cruz Jesus tirou não só os nossos pecados, mas também a nossa doença. Referem-se a Isaías 53: 4,5 e Mateus 8: 16,17. Outros incorporaram a saúde física ao pacote maior de "saúde e riqueza", que dizem ser parte da essência do evangelho. O que diremos a respeito disto? É o propósito de Deus que todos os crentes sejam livres de doenças e enfermidades de todos os tipos? O cristão tem o direito de reivindicar a cura física como parte dos benefícios oferecidos por Cristo através de Seu sangue expiatório? Isso é uma parte da providência de Deus para os crentes?


Doença e morte não são certamente normais; Eles não faziam parte do mundo que Deus criou no princípio. O propósito original de Deus para o homem não os incluiu. Eles são parte dos resultados da entrada do pecado no mundo. Desde aquele primeiro pecado, eles permearam e devastaram a raça humana. Eles são inimigos do homem; Eles não são naturais. Em meio à doença, o povo de Deus sempre clamou a Ele por cura e libertação, e Deus sempre esteve pronto para ouvir suas orações (Salmo 41: 3 e Tiago 5: 14-16). Nessas eras, quando Deus deu poderes milagrosos, a cura dos enfermos sempre foi uma maneira pela qual eles foram usados.


Será que tudo isso significa que cura e saúde são agora presentes padrão oferecidos a todos os crentes em relação a todas as doenças? Este não pode ser o caso. É verdade que Deus pode e muitas vezes responde às orações pela cura, exercitando Sua especial providência em nosso favor. E cremos que Ele o fará, a menos que haja um propósito primordial que seja servido pela própria doença. Pode ser que Deus em Sua sabedoria determine que o desenvolvimento da prosperidade espiritual (por exemplo, a paciência, a compaixão) é mais importante do que a saúde, ou pode ser que a doença seja um meio de correção e deve ser suportada. Só Deus sabe quando tais propósitos se aplicam; Nós simplesmente confiamos em Sua sabedoria e bondade enquanto continuamos a orar pela cura.


De modo que a cura física não é garantida aos crentes, isso parece ser demonstrado pelos casos de doenças não curadas ou prolongadas entre os cristãos mencionados no NT: o "espinho na carne" de Paulo não foi removido, servindo assim o maior propósito espiritual de ensinar-lhe humildade (2 Co 12: 7). Epafrodito estava aparentemente doente por um longo tempo, e assim quase fatalmente (Filipenses 2: 25-27). Um evangelho de saúde garantida deveria ter evitado essas doenças. Paulo teve que deixar um de seus colegas de trabalho, Trófimo, doente em Mileto (2 Timóteo 4:20). Por que ele não estava curado? Dizem-nos também que Dorcas, uma mulher cristã que abundava em atos de bondade e caridade, "adoeceu e morreu" (Atos 9: 36-37). O evangelho de alguma forma falhou com ela?


Mas o que dizer da ideia de que a expiação de Jesus trouxe cura física para todos os que creem? Isso é verdade, mas há uma falácia fundamental no emprego [deste termo] aqui. A expiação de Jesus superou todos os efeitos do pecado, incluindo a doença física e a morte. Mas a falácia é pensar que nós devemos ter todos esses efeitos removidos imediatamente, nesta vida. Este não é o caso. Se isto fosse verdade, não somente todos os verdadeiros crentes seriam sempre curados; Eles nunca nem sequer ficariam doentes. Nem jamais morreriam. Mas é claro que nada disso aconteceu, simplesmente porque a redenção do corpo e do universo físico como um todo não produzem efeitos [plenos] até a segunda vinda [de Jesus] (Romanos 8: 18-23). Apenas o novo corpo é incorruptível e imortal (1 Coríntios 15: 42-44, 54). De modo que o velho [corpo] que adoece, fica doente e morre não é reflexo da eficácia da expiação, que nos fornece um novo corpo. A próxima vida é onde a saúde garantida é fornecida para nós, não nesta vida.


O que nos é garantido pelo evangelho nesta vida é a cura espiritual, a purificação da alma da doença do pecado. O coração é renovado e regenerado (Ezequiel 36:26, Tito 3: 5); O espírito é dado nova vida em Cristo Jesus (Romanos 6: 3-11, Efésios 2: 5). Deus está concedendo esse tipo de saúde e vida agora, embora o corpo ainda esteja sujeito à doença e à morte (Romanos 8:11).



A conclusão é que devemos orar pela cura corporal, porque a providência especial de Deus é capaz de nos concedê-la. Mas devemos, ao mesmo tempo, confiar na sabedoria de Deus. Se Ele vê uma razão pela qual Ele não deveria nos restaurar, podemos nos lembrar da promessa de Romanos 8:28, "que Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Deus." A saúde completa pode não ser nossa agora, mas sabemos que certamente será no dia da ressurreição e para a eternidade.


Texto em inglês: http://jackcottrell.com/uncategorized/the-atonement-and-physical-healing/

Traduzido por: Janderson Torres

0 comentários:

Postar um comentário