Mortos Espirituais?



COMPLETAMENTE ERRADO!

Por: Dr. Leighton Flowers

Dr. Braxton Hunter, um Ph.D. Em Apologética Cristã e o Presidente do Trinity College of the Bible and Theological Seminary, estavam comigo em um debate com dois bons irmãos calvinistas sobre a doutrina de "Total Inabilidade" na última semana. Focamos muito no conceito bíblico de "mortalidade espiritual" e a presunção infundada dos calvinistas de que isso significa que a humanidade nasceu completamente incapaz de responder de bom grado ao próprio Deus.

A analogia de ser "morto" é vista em todas as escrituras, mas pode demonstrar-se que a humanidade nasce completamente e totalmente incapaz de responder voluntariamente ao próprio Deus, como presume o calvinista? Nascemos mortos como Lázaro, um cadáver apodrecendo no túmulo (uma ligação que a escritura nunca desenha), ou morremos como o filho pródigo, um ente querido que vive em rebelião? As Escrituras apoiam o último, em vez do primeiro:

"Porque este filho meu estava morto e voltou à vida; Ele estava perdido e foi encontrado. "E eles começaram a celebrar" (Lucas 15:24).

A morte espiritual parece ser equiparada à "perda" ou "em rebelião", não à "incapacidade total de responder". Da mesma forma, em Romanos 6:11, Paulo também ensina os crentes a se considerarem "mortos para o pecado". Um calvinista consistente teria que interpretar isso [que os crentes estão “mortos para o pecado”] no sentido que os crentes são completamente incapazes de pecar quando tentados. Claro, esse não é o caso. Paulo está ensinando que devemos separar-nos do pecado, da mesma forma que os nossos pecados nos separam de Deus. "Morte" aqui passa a ideia de estar separado, como o filho era de seu pai, e não a incapacidade da vontade de responder ao apelo de Deus para se reconciliar da separação que nos era imposta.

Além disso, se examinarmos mais detalhadamente a história de Lázaro será revelado uma verdade que voa em face da conclusão calvinista.

“Então, Jesus disse-lhes claramente: 'Lázaro está morto, e me agrada por causa de vocês que não estive lá, para que possas crer... '” (João 11: 14-15).

A lição que o Senhor deseja ensinar a seus discípulos não é a conclusão que os calvinistas desenham deste texto (ou seja, Deus efetivamente faz os espiritualmente mortos viverem da mesma maneira que ele levanta Lázaro); Mas, em vez disso, o desejo expresso pelo Senhor é para que as testemunhas "possam crer". Claramente, é dito que um sinal externo tem a capacidade de ajudar os indivíduos a crer, algo que parece completamente supérfluo dada a efetividade da regeneração no sistema calvinista. O texto continua dizendo:

"Jesus disse-lhe:" Eu sou a ressurreição e a vida; Quem crer em Mim mesmo que morra viverá, e todos os que vivem e creem em Mim nunca morrerão. Você crê nisso? "Ela disse-lhe: 'Sim, Senhor; Eu creio que você é o Cristo, o Filho de Deus, aquele que viria ao mundo " ... Disse-lhe Jesus: “Eu não disse para você que se você crer, você verá a glória de Deus?” (João 11: 25-27; 40).

Mais uma vez, é a fé das testemunhas oculares, não de Lázaro, em que Jesus parece estar focado nesse discurso. Além disso, a responsabilidade é colocada no indivíduo de crer para viver, e não o contrário. O foco deste texto é sobre a resposta de fé das testemunhas do milagre de Cristo e a ressurreição final dos crentes dentre os mortos. Lembre-se, Lázaro era um crente, não um Totalmente depravado, então esse milagre provavelmente representa a ressurreição do crente da morte do que um desenho soteriológico irresistível do perdido para a fé.

"Então eles removeram a pedra. Então Jesus ergueu os olhos e disse: “Pai, agradeço-lhe, pois me ouvistes”. Eu sabia que você sempre me ouvia; Mas por causa das pessoas que estão de pé, eu disse isso, para que eles acreditassem que você me enviou... Portanto, muitos dos judeus que vieram a Maria e viram o que havia feito, creram nele "(João 11: 41-42 ; 45).

Jesus expressa o desejo das testemunhas crerem com base no que viram, algo no Calvinismo que é uma certeza para os Eleitos e absolutamente impossível para os réprobos, independentemente do milagre que algum deles testemunhe. Observe que Jesus descreve a fé das testemunhas oculares como uma resposta direta aos que viram, não um trabalho interno sobrenatural de regeneração ou uma escolha incondicional antes da fundação do tempo.

Em nenhum lugar nesta passagem, ou em qualquer outro, encontramos o conceito de mortalidade espiritual como sendo referência à incapacidade total, mas a história de Lázaro é um dos textos-prova mais citados pelos calvinistas em defesa desta doutrina.

Consideremos outras passagens que usam a analogia da "morte". Por exemplo, dê uma olhada nas próprias palavras de Jesus para a igreja em Sardes:

"Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que detém os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço suas ações; Você tem uma reputação de estar vivo, mas você está morto. Desperta! Fortalece o que resta e o que está a ponto de morrer, pois encontrei suas obras inacabadas à vista do meu Deus. Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; Segure-o rápido e arrependa-se. Mas se você não despertar, eu virei como um ladrão, e você não saberá a que horas eu venho até você. "(Apocalipse 3: 1-6)

Claramente, Jesus espera plenamente que esta igreja atenda o seu aviso e responda em arrependimento, apesar do fato de ele os chamar de "mortos". O calvinista pode opor-se ao dizer: "Mas Jesus está falando com a igreja e não com os perdidos, então não se aplica ao nosso ponto de controvérsia".  Eu discordo, e aqui está o motivo:

1.       O ponto é simplesmente mostrar como a analogia de ser "morto" não implica necessariamente uma "incapacidade de cadáver". Esse uso da palavra ilustra esse ponto porque, claramente, aqueles que estão na igreja devem "despertar" e "arrepender-se" "O peso fica sobre o calvinista para produzir exemplos em que essa analogia demonstra explicitamente o conceito de “incapacidade total” de responder à Palavra vivificadora de Deus”.
2.       Os ensinamentos calvinistas sobre "Compatibilismo" também se aplicam às escolhas dos santos (os eleitos) e dos réprobos (os não eleitos). De acordo com o Compatibilista, uma pessoa sempre escolherá de acordo com seu maior desejo, que é determinado pela natureza dada por Deus e pelas circunstâncias divinamente controladas em que esse indivíduo faz a escolha. [1] Portanto, a escolha de um cristão é tanto sob a "providência soberana e meticulosa" de Deus quanto às escolhas dos réprobos. Assim, de acordo com um calvinista consistente, os crentes "mortos" em Sardes eram tão incapazes de responder aos apelos de Cristo para se arrepender, assim como os "réprobos mortos" foram chamados pelo evangelho ao arrependimento pela primeira vez. Em outras palavras, se o Compatibilismo for verdadeiro, então o crente "morto" em Sardes e o réprobo "morto" são igualmente incapazes de arrependimento, além do gracioso trabalho de Deus, para efetuar essa resposta voluntária. Assim, o ônus da prova ainda está com o calvinista para demonstrar que a analogia de ser "morto", em ambos os casos, é igual à "incapacidade do cadáver".
Paulo é conhecido por usar a analogia de ser "morto" ao lado do conceito de estar incluído "nele", como vemos aqui:

"Nele, você também foi circuncidado com uma circuncisão feita sem mãos, na remoção do corpo da carne pela circuncisão de Cristo; Tendo sido enterrado com ele no batismo, no qual você também foi ressuscitado com ele pela fé na ação de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Quando você estava morto em suas transgressões e na incircuncisão da sua carne, Ele os vivificou junto com Ele, tendo nos perdoado todas as nossas transgressões "(Colossenses 2: 11-13).
Aqui, Paulo parece relacionar a circuncisão com fazer viver. Deut. 10:16 diz: "Circuncida seus corações, portanto, e deixem de ser obstinados", o que parece indicar que é responsabilidade do homem se arrepender humildemente, como se repete em Jer. 4: 4:

"Circuncida-se ao Senhor e remova os prepúcios do seu coração, homens de Judá e habitantes de Jerusalém, ou a minha ira virá como fogo, queimarão e ninguém impedirá de queimá-la, por causa do mal das suas obras".

Isso é paralelo ao ensinamento de Paulo em Efésios 1 e 2, que também se refere aos santos como tendo sido uma vez morto, mas sendo feito vivo por Deus. Ambos calvinistas e não calvinistas afirmam que todos nós estávamos mortos em nossos pecados e nos tornamos vivos junto com ele. O ponto em discussão é sobre se o pecador morto tem qualquer responsabilidade em ser levantado. O conceito de "morte" deve sugerir que a humanidade não tem responsabilidade (capacidade de responder) ao apelo de Deus para "arrepender-se e viver" (Números 21: 8-9; Ezequiel 18:32; 33:11; João 6 : 40; João 20:31).

O texto indica que somos "vivificados junto com Ele", e é responsabilidade da humanidade ser incluída "nele", através da fé:

"E você também foi incluído em Cristo quando você ouviu a mensagem da verdade, o evangelho da sua salvação. Quando você creu, você foi marcado nele com um selo, o Espírito Santo prometido, que é um depósito que garante nossa herança até a redenção da possessão de Deus - para o louvor da sua glória" (Efésios 1: 13-14 ).

Quando você estava "marcado nele?"

"Quando você creu", de acordo com o texto.

Claramente, é preciso crer para ser marcado "nele" e receber o Espírito Santo, e não o contrário. É "nele" que somos "vivificados" ou "ressuscitados", de acordo com os textos citados acima.

Em nenhum lugar na Bíblia o conceito de ser "morto" significa que a humanidade não tem responsabilidade em se humilhar e se arrepender com fé para ser "vivificaado juntamente com Ele". Como Paulo ensina em Romanos 8:10, " Se Cristo está em você, embora o corpo esteja morto por causa do pecado, o espírito está vivo por causa da justiça ".

O tema de ser "ressuscitado", "vivificado", "exaltado" ou "levantado" é tratado ao longo das escrituras, e não é difícil ver a expectativa de Deus para aqueles que ele graciosamente levanta:

1 Pedro 5: 5-6: "Deus se opõe aos soberbos, mas mostra o favor aos humildes". Humilhe-se, portanto, sob a mão poderosa de Deus, para que ele o levante no devido tempo.

Tiago 4:10: "Humilhe-se perante o Senhor, e ele o levantará".

Mateus 23:12: Pois aqueles que se exaltam serão humilhados, e os que se humilharem serão exaltados.

Salmo 18:27: Salva os humildes, mas abate aqueles que são altivos.

Salmo 147: 6: O Senhor sustenta os humildes, mas lança os ímpios no chão.

Mateus 18: 4: Quem se humilha como este é o maior no reino dos céus.

Lucas 18:14: "Eu lhe digo que este homem, em vez do outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois todos os que se exaltam serão humilhados, e aqueles que se humilham serão exaltados ".

Nem uma vez nas Escrituras ensina que Deus é o único responsável por nos humilhar para que nós "sejam levantados", "levantados", "exaltados" ou "façam vivos junto com Ele".

Em Tiago 1: 14-15, afirma: "Mas cada um é tentado quando, por seu próprio desejo maligno, ele é arrastado e seduzido. Então, após o desejo ter concebido, dá origem ao pecado; E o pecado, quando é crescido, dá à luz a morte ". Da mesma forma, Paulo diz em Romanos 7: 9-10:" Antes eu vivia à parte da Lei; Mas quando o mandamento veio, o pecado tornou-se vivo e eu morri; E esse mandamento, que resultou na vida, provou resultar em morte para mim ". No entanto, os calvinistas ensinam que já nascemos mortos. Então, qual é? Claramente, a analogia da "morte" pode conter diferentes conotações, nenhuma das quais pode ser mostrada pelo texto como "incapacidade total" desde o nascimento.

Finalmente, se a morte espiritual é tomada de uma maneira literal pelo calvinista quando se trata da incapacidade da humanidade de responder de bom grado, então, por que o "cadáver do homem morto" responde involuntariamente? Um cadáver não poderia "pegar o colete salva-vidas quando é oferecido", como o calvinista gosta de apontar, mas um cadáver também não poderia ativamente nadar para longe disso, como é a resposta rebelde de muitos para o evangelho. Na verdade, existem todos os tipos de respostas diferentes para o Colete salva-vidas. Alguns nadam em torno dela por um tempo e parecem genuinamente interessados. Outros zombam com raiva. De fato, duas pessoas "mortas" não respondem exatamente da mesma maneira ao colete salva-vidas, o que, obviamente, não seria verdade se eles literalmente respondessem como um cadáver.

Mais uma vez, a presunção calvinista é apenas isso, uma presunção que eles leem no texto que simplesmente nunca é fundamentado por nenhum ensinamento bíblico explícito.


[1] John Hendryx, citado por Phil Johnson e James White em defesa do Compatibilismo: https://www.monergism.com/topics/free-will/compatibilism

Texto em Inglês: https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/23/dead-wrong/

0 comentários:

Postar um comentário