Alguém deve crer que Jesus é Deus para ser salvo?




Por: Jack Cottrell



PERGUNTA: A verdadeira fé salvadora em Jesus Cristo inclui necessariamente a crença de que ele é Deus encarnado? Deve-se crer que Jesus é Deus para ser salvo? Pode-se negar sua divindade e ainda ser salvo?


RESPOSTA: Verdadeira fé salvadora é, de fato, fé em Jesus Cristo. Quando o carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas, "Senhores, o que devo fazer para ser salvo?" Eles disseram: "Creia no Senhor Jesus, e você será salvo" (Atos 16: 30-31, NASB) . O próprio Jesus já havia deixado isso claro: "Quem nele crer não perecerá, mas terá a vida eterna ...". Aquele que crê nele não é julgado; Aquele que não crer já é julgado, porque não crê no nome do Filho unigênito de Deus "(João 3:16, 18). Aqui, a palavra traduzida "julgada" é krino, que pode ter o significado "condenado" (como a NVI traduz aqui).


Sua fé salvadora exige não só confiar nele, mas também crer que certas coisas sobre ele são verdadeiras. Se você "crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo" (Rom 10: 9). Quando o "incrédulo Tomé" foi confrontado pelo Cristo ressurreto, ele foi informado por Jesus para "não ser incrédulo, mas crer." Tomé respondeu e disse-lhe: 'Meu Senhor e meu Deus!' Jesus disse a ele: 'Porque Você me viu, você creu? Bem-aventurados os que não viram, e ainda creram "(João 20: 27-29). Creu em que? Que Jesus tenha ressuscitado dentre os mortos, e que este Jesus seja o SENHOR e DEUS.



Em um ensaio prévio, mostrei que a Bíblia sempre ensina que Jesus é Deus, ou seja, que ele tem uma natureza divina e uma natureza humana. Se pensarmos no Jesus da Bíblia, devemos crer que ele é Deus. A verdadeira fé salvadora deve incluir esse elemento em seu conteúdo.


Penso, no entanto, que devemos fazer uma distinção entre o a) ser ingênuo e ignorante e simplesmente não saber o suficiente sobre a questão, quer para negá-lo especificamente ou para aceitá-lo; E b) entender o que está em jogo, mas negá-lo de qualquer maneira. O primeiro pode ser o caso com muitos jovens ou novos crentes que ainda não foram expostos a todos os que estão envolvidos na crença em Jesus. Isso é algo que eles "crescerão" enquanto "crescem na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18).


Por outro lado, muitos indivíduos e religiões e grupos quase-cristãos negam conscientemente e deliberadamente que Jesus é a encarnação do Deus Criador transcendente. Eles pensam nele como apenas um homem, ou como a encarnação de um ser angélico criado ou algum outro tipo de super-criatura. Exemplos incluem o influente Ário (floresceu no início do século IV), de quem o arianismo surgiu. Ário disse que Jesus era a encarnação do Logos, mas o Logos era uma criatura semidivina cuja essência era criada ex nihilo e, portanto, não podia ser da mesma essência que Deus. Esta visão foi pronunciada como herética pelo Conselho de Niceia em A.D. 325. Uma versão moderna do arianismo é o culto das Testemunhas de Jeová. Outro culto com uma visão semelhante é The Way International [O Caminho Internacional – tradução livre], iniciado em 1942 em New Knoxville, Ohaio, por Victor Paul Wierwille, que mais tarde (1975) escreveu um livro intitulado Jesus Christ Is Not God [Jesus Cristo não é Deus]. Muitos outros pensaram em Jesus como nada mais do que um homem cuja consciência espiritual era mais temporaria do que qualquer outra pessoa.


O meu julgamento é que aqueles que conscientemente negam a natureza divina de Jesus não têm uma verdadeira fé salvadora e não são verdadeiramente cristãos. Eu digo isso por vários motivos. Por um lado, negar a Jesus é que Deus está negando a verdadeira natureza do próprio Deus, e Hebreus 11: 6 diz que não é verdadeira fé, a menos que ele creia que Deus existe. Isso está falando sobre o Deus verdadeiro, o Deus trinitário revelado no Novo Testamento - não a especulação privada de alguém sobre o que Deus deve ser. Não somos livres para projetar nosso próprio conceito de deidade; Devemos crer no Deus do Novo Testamento, que é a Trindade de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. E Deus o Filho estava encarnado em Jesus de Nazaré.


Além disso, negar que Jesus é Deus está negando a verdadeira natureza de Jesus como tal. Quando Pedro confessou que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo (Mateus 16:16), ele não estava simplesmente usando palavras nas quais podemos despejar qualquer significado que desejemos. Isto é verdade, especialmente tendo em vista que o conteúdo desta confissão foi revelado e aprovado divinamente (v. 17). E qual foi o significado do título, "Filho de Deus", na comunidade judaica dos dias de Pedro? Episódios registrados em João 5 e João 10 mostram que usar este título foi considerado como uma reivindicação de ser igual a Deus. Além disso, aplicar o título "Senhor" (kurios) a Jesus (o que devemos fazer: Romanos 10: 9-10) significa que devemos pensar nele como Deus. Isso é verdade porque a tradução hebraica do AT (a Septuaginta) usa a palavra grega kurios ("Senhor") para representar o nome sagrado de Deus: Yahweh. Quando os judeus, como o apóstolo Paulo, constantemente chamavam de Jesus Senhor, não podiam deixar de compará-lo com Deus.

Uma última razão pela qual a fé salvadora deve incluir a crença de que Jesus é Deus é esta: negar que Jesus é Deus está negando a verdadeira natureza da salvação que ele obteve por nós. O elemento-chave na salvação é o perdão dos pecados (ou seja, a justificação). Deus pode perdoar nossos pecados (reter o castigo que merecemos) apenas porque esse castigo foi aceito pelo nosso substituto, Jesus. E exatamente qual era o castigo que Jesus estava tomando em si mesmo - em um período finito de tempo - como ele foi à cruz? Nada menos do que o equivalente à eternidade no inferno para toda a raça humana. E o único jeito que ele poderia ter feito era ser mais do que um homem finito ou criatura de qualquer tipo. Sua natureza tinha que ser divina, porque seu sofrimento tinha que ser infinito. Qualquer um que nega a divindade de Jesus DEVE diminuir o conceito de salvação.


Eu posso imaginar alguém lendo isso e pensando: "Esta doutrina é muito profunda. Não podemos esperar que os cristãos comuns absorvam e se comprometam com idéias tão complicadas! "Minha resposta é esta:" CRESÇA! "Estude o que Paulo diz em Efésios 4: 11-16. Os líderes cristãos devem equipar os santos "até que possamos alcançar a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, para um homem maduro, para a medida da estatura que pertence à plenitude de Cristo. Como resultado, não devemos mais ser filhos "e, portanto, vítimas de todos os tipos de doutrinas falsas", mas, falando a verdade no amor, devemos crescer em todos os aspectos naquele que é a cabeça, Cristo ".



Texto em Inglês: http://jackcottrell.com/uncategorized/must-one-believe-jesus-is-god-in-order-to-be-saved/

0 comentários:

Postar um comentário