Que Amor é esse?




Por: Dr. Leighton Flowers



John MacArthur escreveu:



Como abordamos, o equívoco da atual geração é crucial. Não devemos responder a uma ênfase excessiva no amor divino negando que Deus é amor. A visão divina desequilibrada de nossa geração não pode ser corrigida por um igual desequilíbrio na direção oposta, um perigo muito real em alguns círculos. Estou profundamente preocupado com uma tendência crescente que notei — particularmente entre as pessoas comprometidas com a verdade bíblica da soberania de Deus e da eleição divina. Alguns deles negam categoricamente que Deus, de algum modo, ama aqueles a quem Ele não escolheu para a salvação.
Estou preocupado com a tendência de alguns — muitas vezes jovens recém-apaixonados pela doutrina reformada — que insistem em que Deus não pode amar aqueles que nunca se arrependem e creem. Eu encontro essa visão, ao que parece, com crescente frequência.O argumento é inevitavelmente assim: o Salmo 7:11 nos diz: ”Deus está irado com os ímpios todos os dias”. Parece razoável supor que, se Deus amasse todos, Ele escolheria todos para a salvação. Portanto, Deus não ama os não eleitos. Aqueles que mantêm essa visão muitas vezes fazem grandes esforços para argumentar que João 3:16 não pode realmente significar que Deus ama o mundo inteiro.

...O fato de que alguns pecadores não são eleitos para a salvação não é prova de que a atitude de Deus em relação a eles é totalmente desprovida de amor sincero. Sabemos, pelas Escrituras, que Deus é compassivo, amável, generoso e bom, mesmo para os pecadores mais obstinados. Quem pode negar que essas misericórdias fluem do amor ilimitado de Deus? É evidente que elas são derramadas mesmo em pecadores não arrependidos.



Muitos irmãos calvinistas, como MacArthur na citação acima, ao discutir a sinceridade do amor de Deus por todas as pessoas, parecem se distanciar das inevitáveis ​​conclusões tiradas pelas implicações de sua própria sistemática. Ao tentar manter alguma aparência de amor divino por aqueles incondicionalmente rejeitados por Deus na eternidade passada, eles apelam para as provisões comuns de Deus, como a chuva e a luz do sol. Mas essas provisões podem ser consideradas genuinamente amorosas, dada a própria definição de amor da Escritura encontrada em 1 Coríntios 13?



Paulo, sob a inspiração do Espírito Santo, explica claramente o que o amor não é, quando ele escreve,
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens ou dos anjos, mas se não tiver amor, sou apenas um sino retumbante ou um címbalo que retine. Se eu tiver o dom da profecia e puder compreender todos os mistérios e todo conhecimento, e se eu tiver uma fé que possa mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Se eu der tudo o que possuo aos pobres e entregar o meu corpo ao sofrimento para que eu possa me gloriar, mas não tiver amor, não ganho nada” (1 Co 13: 1-3).


Então podemos concluir que o amor não é:


  • Ter o poder e capacidade de fazer todas as coisas (vs. 1)
  •  Ter o conhecimento de todas as coisas (vs. 2)
  •  Dar presentes e mostrando bondade aos fracos e pobres (vs. 3)



A onipotência sem amor é impotente. A onisciência separada do amor é inútil. E mesmo os presentes benevolentes, como as provisões da chuva e da luz do sol, separados do amor não são nada. Sabemos que Deus é onipotente, onisciente e graciosamente benevolente para toda a humanidade, mas também sabemos que essas características não refletem necessariamente a verdadeira natureza do amor. Deus, através de seu servo, nos diz o verdadeiro amor:



“O amor é paciente, o amor é gentil. Não inveja, não se vangloria, não é orgulhoso. Não desonra os outros, não procura seus próprios interesses, não irrita com facilidade, não guarda rancor. O amor não se deleita com o mal, mas se alegra com a verdade. Sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera. O amor nunca falha.” (1 Co 13: 4-8)



Nenhuma crença cristã bíblica questiona a verdade de que “Deus é amor” (1 Jo 4: 8). “O Senhor é misericordioso e compassivo; tardio em irar-se e grande em benignidade. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras” (Salmo 145: 8-9). Esta verdade bíblica é simplesmente inegável, e é por isso que muitos calvinistas tentam oferecer esses tipos de refutações em defesa do amor de Deus para todas as pessoas a partir de sua cosmovisão calvinista. Mas, pode-se concluir objetivamente que o tratamento de Deus ao réprobo dentro do sistema calvinista é verdadeiramente "amoroso" de acordo com a própria definição de Deus acima?

  • Deus é paciente com o réprobo que "o odiava" e o rejeitou para a salvação "antes de nascer ou ter feito algo bom ou ruim"?
  • Deus é gentil com aqueles que ele destina para atormentar por toda a eternidade sem qualquer consideração às suas próprias escolhas, intenções ou ações?
  • Deus honra os não-eleitos, permitindo-lhes desfrutar de uma pequena chuva e luz do sol antes de passarem uma eternidade sofrendo por algo com o qual eles não tinham absolutamente nenhum controle?
  • Deus não se irrita facilmente com aqueles que nasceram sob a Sua ira e sem esperança de reconciliação?
  • Deus guarda o registro de erros cometidos por réprobos?
  • Será que o chamado "amor" de Deus para os não-eleitos falha ou persevera?



Devo perguntar, como Dave Hunt perguntou tão sucintamente: "Que amor é esse?", e por qual medida pode ser considerado "ótimo!"?



Antes que alguém me acuse de ser pouco injusto, deve-se notar que algumas formas "superiores" de calvinismo nem sequer tentam defender a ideia de que Deus ama sinceramente a todos. Em uma obra intitulada “Deus é Soberano”, de A. W. Pink, ele escreveu: “Deus ama a quem Ele escolhe. Ele não ama a todos”. Ele argumentou ainda que a palavra “mundo” em João 3:16 ( “Porque Deus amou o mundo ...”) “refere-se ao mundo dos crentes (eleitos de Deus), em contraste com o mundo dos ímpios.” 



 A questão se resume a como se define a característica do amor. De acordo com Paulo, “o amor não busca o seu próprio interesse”, e, portanto, é mais bem descrito como “auto-sacrificial” do que “auto-servidor” (1 Coríntios 13: 5). Como Jesus ensinou: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. Parece seguro dizer que o amor em sua própria raiz é auto-sacrificial. Qualquer coisa menos do que isso não deve ser chamado de “amor”. Pode-se referir à “bondade” ou ao “cuidado” para refletir algumas disposições comuns da humanidade, mas a menos que atinja o nível de auto-sacrifício, não parece encontrar a definição bíblica de amor verdadeiro.



Dado que a definição bíblica do amor como "auto-sacrifício", considere o mandamento de Cristo de amar nossos inimigos. Existe alguma probabilidade de que o próprio Cristo não está disposto a cumpri-lo? Em outras palavras, ele está sendo hipócrita neste mandamento? Claro que não. A própria razão pela qual Ele disse a Seus seguidores que amem seus inimigos é “para que sejam filhos de seu Pai, que está nos céus...” (Mateus 5:45).



O significado é inegável. Devemos amar nossos inimigos porque Deus ama seus inimigos. Ele ama tanto "justos quanto injustos" exatamente da mesma maneira que nos pede para amar nossos inimigos. O maior mandamento nos instrui a "amar o próximo como a nós mesmos" (Levítico 19:18, Mateus 22: 37-38). "E quem é o nosso próximo?" (Lc 10:29). Os samaritanos pagãos, que eram detestados como inimigos de Deus.



Em suma, Jesus está nos ensinando a amar a todos, mesmo aos nossos piores inimigos, porque isso reflete a natureza do próprio Deus.



Agora, sabemos que Jesus cumpriu perfeitamente a lei de todos os modos (Mateus 5: 17-18), o que deveria incluir o maior mandamento. O amor auto-sacrificial de Cristo por Seus inimigos certamente era tão abrangente quanto o que Ele exigiu de Seus seguidores em Lucas 10. Sem dúvida, Jesus amava a todos, mesmo aos seus maiores e mais iminentes inimigos; Caso contrário, ele não teria cumprido as exigências da lei.



Paulo ensinou: “Porque a lei inteira é cumprida ao manter este comando: Ama o teu próximo como a ti mesmo”. E novamente em Romanos 13: 8:" Aquele que ama o seu próximo cumpriu a lei ". Assim, negar o amor auto-sacrificial de Jesus para todos é negar que Ele cumpriu as exigências da lei. Isso o desqualificaria como o sacrifício expiatório perfeito.



Se aceitarmos que Jesus cumpriu as exigências da lei ao amar a todos de forma favoravelmente amorosa, então, como podemos concluir que o amor de Deus é menos abrangente do que o que se reflete no Filho? Deus esperaria que nosso amor fosse mais abrangente e auto-sacrificial do que o dele?



Quando Deus convida seus inimigos a serem reconciliados (Isaías 1:18; 2 Coríntios 5:20, Mt. 11: 28-30), ele está fazendo um apelo de um coração sincero de amor sacrificial. “Assim como eu vivo, declara o Senhor Deus, não me alegro na morte dos ímpios, mas sim que eles se desviam dos seus caminhos e vivam. Convertei-vos, convertei-vos de seus maus caminhos! Por que você vai morrer, povo de Israel? "(Ezequiel 33:11). "O Senhor ama os filhos de Israel, embora se voltem para outros deuses ..." (Oseias 3: 1). Obviamente, Deus ama sinceramente mesmo aqueles que se afastam de Sua provisão e graça.





Texto em Inglês: https://soteriology101.wordpress.com/2017/07/14/what-love-is-this/

0 comentários:

Postar um comentário